segunda-feira, 3 de junho de 2013

PROJETO PÁSCOA

CEI MUNICIPAL CONSTANTINO PACÍFICO DE OLIVEIRA
PROJETO PÁSCOA
DATA: 18 A 27 DE MARÇO DE 2013
JUSTIFICATIVA:
- Por ser uma comemoração que está presente em nosso cotidiano, é preciso explorar esta data para que as crianças adquiram novos conhecimentos em relação a mesma.
OBJETIVO GERAL: Adquirir novos conhecimentos a respeito da festividade de páscoa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
- Conhecer a história e o significado da "páscoa";
- Reconhecer os símbolos da páscoa;
- Explorar a imaginação e a criatividades;
- Trabalhar a ludicidade;
- Estimular a imaginação e a dramatização das crianças;
- Promover e estimular a linguagem oral;
- Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
- Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;
- Relacionar os números com a quantidade.
Data comemorativa: Páscoa;
Afetividade e solidariedade;
· Motricidade fina e ampla;
· Expressão corporal;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;
· Noções de cores – azul, amarelo e vermelho;
· Noção e visualização de quantidades - do número 1 ao número 3;
· Seriação;
· Historinhas;
 
DESENVOLVIMENTO
- Hora do conto com livros que contem histórias de coelhos.
-Confeccionar máscaras de coelho;
-pintura dos símbolos da páscoa utilizando canetinha, giz de cera e tinta;-jogo "coelhinho sai da toca";-confecção de ninhos de páscoa com sucata;
-colagem de algodão em  figura de coelho;
-pintura do rosto imitando um coelhinho;
-explorar o animal coelho (como ele se movimenta, o que ele come, qual a cor dos seus olhos e pêlo...);
-canções do coelhinho;
-dedoche de coelhinho

CULMINÂNCIA (atividade de fechamento)
- Festa de páscoa que será realizada na Instituição.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES:
- Rodinha: em círculo, mostrar aos alunos um cartaz ilustrando a Páscoa, após conversar sobre o assunto e questioná-los.
- Atividade: hora do conto. (contar a história e após questionar os alunos).
- jogo das quantidades.
Materiais: várias fichas com desenho de ovinhos (três com um ovo em cada, três com dois ovos em cada e três com três ovos em cada).

Desenvolvimento: antes de a brincadeira começar, questionar e mostras no concreto, as quantidades de um a três.
Num determinado lugar colocar as fichas misturadas. Formar três grupos, e ao sinal do professor, um aluno de cada grupo terá que buscar a ficha com um ovo, após é escolhido outros três alunos que terão que buscar as fichas com dois ovos e logo outros buscarão as fichas com três ovos. Assim será com as fichas dos coelhinhos coloridos, o professor dirá a cor e os três alunos de cada grupo terão que buscá-los.

: Jogo das cores.

Materiais: várias fichas com desenho de coelhinhos nas cores: azul, amarelo e vermelho.
Desenvolvimento: antes de a brincadeira começar, questionar e mostras no concreto, as cores.
A formação segue a mesma da brincadeira anterior. Porem os alunos, a pedido do professor, terá que buscar os coelhos na ditada.

NOVA MÚSICA: “A história da cabana” (Xuxa 3) após assistir a música no dvd.

Na cabana da floresta, morava uma linda garotinha. um coelhinho bateu na porta pedindo ajuda:- Socorro! Socorro, por favor! Estou fugindo do caçador!
- Coelhinho pode entrar que eu vou te salvar.
Bis.

Dramatização:
- encenar a música, montando um cenário com os alunos representando a casa e a floresta.
Obs: repetir várias vezes a cena, até que todos participem.


Confecção do cartaz do coelho.Material: cartolina.

Desenvolvimento: fazer o desenho do coelho com uma cesta, no tamanho de uma cartolina. Pedir para os alunos colorir os ovos desenhados no papel e após recortá-los para colá-los na cesta do coelho. Fixar o cartaz na porta da sala.

Brincadeira do "Coelhinho da páscoa disse": 
- Professora diz: "Coelhinho da páscoa disse para pular em um pé só!" e as crianças devem imitar até a professora dizer para parar ou modificar o pedido.
Pode dizer movimentos como: gire, caminhe de frente, de costas, sentado, imitando um coelho, imitando um coelho comendo chocolate ou cenoura, etc. Após deixar os alunos dizer os movimentos aos colegas (ser o coelho).
Obs:
Cada um com suas idéias e criatividade acrescenta o que achar melhor e também subtrai o que achar necessário. Para os maiores de três anos podemos trabalhar com quebra-cabeça de uma figura de coelho, ovos de galinha pintados a mão por eles mesmos, confecção de cenoura de dobradura, coreografia de uma das músicas de coelho dentre outras coisas.


QUE A PÁSCOA DO SENHOR JESUS ACONTEÇA TODOS OS DIAS NA SUA VIDA.





CEI MUNICIPAL CONSTANTINO PACÍFICO DE OLIVEIRA
GESTORA: MARIA DO AMPARO FRAZÃO
COORDENADORA: JOSIVAM (JÔSY)
PROGRAMAÇÃO DA PÁSCOA
Horário: 07:00 às 13:00 horas

- Chegada dos alunos normalmente nas turmas de origem.

- Entrega de lanche matutino.

- Apresentação de músicas de páscoa com as crianças.

- Apresentação teatral: O coelhinho guloso.
(Participação das professoras)

- Caracterização de coelhinho e animação com músicas infantis.
= Apresentação do verdadeiro sentido da páscoa.
(Feito com uma mensagem)

= Entrega de lanche com todas as crianças.

= Entrega de lembrancinha e chocolate para as crianças.

= Despedida dos alunos desejando um bom feriado e uma feliz páscoa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário