segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013


PROJETO: LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFESSORA:

JOSIVAM RODRIGUES RAMOS DA COSTA (JOSY)

 

1 – INTRODUÇÃO

Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.

O professor precisa ler sempre para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma.

 

2 – JUSTIFICATIVA

O presente projeto tem a intenção de levar às crianças da Instituição a familiarização com o hábito da leitura e o contato com obras literárias diversas, através do professor e entes da família que estarão levando e lendo para os pequeninos que ainda não sabem ler.

O objetivo principal desse projeto é o de fomentar o gosto pela leitura desde o inicio das etapas da escolaridade, sendo assim, o incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo mediador entre a criança e o livro.

 

3 – PROPOSTA DUCATIVA

Usaremos obras de variados autores no âmbito infantil como: contos, lendas e histórias infantis que hoje são referência nacional e internacional. Para tanto, vamos seguir algumas direções:

  • O professor irá ler para as crianças e fará interpretação oral, percebendo assim se entenderam e compreenderam a historia;
  • Fazer dramatização de historias lidas pelo professor em sala de aula;
  • Promover apresentação e encenação através de histórias cantadas visando a participação das crianças e do corpo docente;
  • Trazer os pais para interagirem juntamente com as crianças as leituras e vivenciar o conhecimento obtido por elas;
  • Proporcionar obras literárias através de empréstimo, para que possam levar para suas casas e leiam para as crianças;

 

4 – PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

Propiciar momentos de interação e entretenimento com professores, funcionários do administrativo, gestor e coordenador, onde todos poderão participar do desenvolvimento do projeto, desenvolvendo em todos no meio a capacidade de pensar e crescer através do habito de ler.

 

5 – CRONOGRAMA

1º - Apresentação do projeto ao corpo docente;

2º - Planejar e organizar as ações do projeto;

3º - Apresentar à comunidade (pais) da instituição;

4º - Confeccionar material para os momentos de dramatização e encenação;

5º - Ministrar as aulas de leitura, pondo em prática o que foi elaborado;

6º - Culminar o projeto com a participação da comunidade (pais).

 

6 – CONCLUSÃO

Com a participação de todo corpo docente, discente e comunidade escolar, conclui-se que é um projeto bem aproveitado e de grande relevância não só para as crianças, como também para os pais que estarão diretamente contribuindo e participando do aprendizado das crianças.

 

7 – REFERÊNCIAS

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

CRISTIANE MADANELO DE OLIVEIRA. “A Importância do Maravilhoso. A Literatura Infantil” [on line] Disponível na internet via WWW URL: ttp://WWW.graudez.com.br/litinf/marav.htm. Capturado em 20/08/2010.

ROCCO, Maria Thereza Fraga. Viagem de leitura. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação à Distância. Brasília, 1996.

VARGAS, Susana. Leitura: uma aprendizagem de prazer. Rio de Janeiro: José Olympio, p. 14, 1993.

 

 

ANEXO

O projeto será desenvolvido com a comunidade escolar, trazendo para junto das crianças, o conhecimento prévio de leitura, vivenciando-a tanto dentro da sala de aula como também em suas casas.

Local: Instituição de Educação Infantil

Araguaina Tocantins

20/08/2010


 

 

 

 

______________________________________________

Josivam Rodrigues Ramos da Costa

Professora

 

 

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário