PROFESSORA:
JOSIVAM RODRIGUES RAMOS DA COSTA (JOSY)
1 – INTRODUÇÃO
Trabalhar com
Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de
sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a
transforma.
2 – JUSTIFICATIVA
O presente
projeto tem a intenção de levar às crianças da Instituição a familiarização com
o hábito da leitura e o contato com obras literárias diversas, através do
professor e entes da família que estarão levando e lendo para os pequeninos que
ainda não sabem ler.
O objetivo
principal desse projeto é o de fomentar o gosto pela leitura desde o inicio das
etapas da escolaridade, sendo assim, o incentivo do adulto deve ser fundamental
nesse processo, sendo mediador entre a criança e o livro.
3 – PROPOSTA DUCATIVA
Usaremos obras
de variados autores no âmbito infantil como: contos, lendas e histórias
infantis que hoje são referência nacional e internacional. Para tanto, vamos
seguir algumas direções:
- O professor irá ler para as crianças e fará interpretação oral, percebendo assim se entenderam e compreenderam a historia;
- Fazer dramatização de historias lidas pelo professor em sala de aula;
- Promover apresentação e encenação através de histórias cantadas visando a participação das crianças e do corpo docente;
- Trazer os pais para interagirem juntamente com as crianças as leituras e vivenciar o conhecimento obtido por elas;
- Proporcionar obras literárias através de empréstimo, para que possam levar para suas casas e leiam para as crianças;
4 – PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR
5 – CRONOGRAMA
1º -
Apresentação do projeto ao corpo docente;
2º - Planejar e
organizar as ações do projeto;
3º - Apresentar
à comunidade (pais) da instituição;
4º -
Confeccionar material para os momentos de dramatização e encenação;
5º - Ministrar
as aulas de leitura, pondo em prática o que foi elaborado;
6º - Culminar o
projeto com a participação da comunidade (pais).
6 – CONCLUSÃO
Com a
participação de todo corpo docente, discente e comunidade escolar, conclui-se
que é um projeto bem aproveitado e de grande relevância não só para as
crianças, como também para os pais que estarão diretamente contribuindo e
participando do aprendizado das crianças.
7 – REFERÊNCIAS
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise,
didática. São Paulo: Moderna, 2000.
CRISTIANE MADANELO DE OLIVEIRA. “A Importância do Maravilhoso. A
Literatura Infantil” [on line] Disponível na internet via WWW URL: ttp://WWW.graudez.com.br/litinf/marav.htm.
Capturado em 20/08/2010.
ROCCO, Maria Thereza Fraga. Viagem de leitura. Ministério da Educação
e do Desporto. Secretaria de Educação à Distância. Brasília, 1996.
VARGAS, Susana. Leitura: uma aprendizagem de prazer. Rio de
Janeiro: José Olympio, p. 14, 1993.
O projeto será
desenvolvido com a comunidade escolar, trazendo para junto das crianças, o
conhecimento prévio de leitura, vivenciando-a tanto dentro da sala de aula como
também em suas casas.
Local: Instituição
de Educação Infantil
Araguaina
Tocantins
20/08/2010
______________________________________________
Josivam
Rodrigues Ramos da Costa
Professora
Nenhum comentário:
Postar um comentário